DESCUPINIZAÇÃO

O QUE É?
É o serviço para controle de cupins, sejam os arborícolas (de madeira) ou os subterrâneos através de injeção, barreira química ou pincelamento.

No caso de infestação de cupins de madeira seca, o mais difícil é avaliar a extensão da infestação no local. A localização exata da infestação é importante para a realização da desinfecção.

Alguns cupinicidas e solventes podem tratar as peças com diferentes técnicas sem que haja comprometimento do material. O tratamento da madeira por inseticidas também é uma medida sensata, pois os inseticidas matam o cupim que se alimentar da madeira tratada.

Quando a infestação é de cupins subterrâneos, costuma-se usar barreiras químicas e físicas com um tratamento no solo ao redor do imóvel.

Barreira Química

Consiste na injeção de inseticidas líquidos em perfurações ao longo da residência. Para utilizar este método preventivo deve ser feita uma análise prévia da existência de lençóis freáticos no local, uma vez que este procedimento pode contaminar águas subterrâneas. Esta técnica muito utilizada em áreas urbanas com alta infestação de Coptotermes havilandi.

Barreira Física

É um método preventivo que consiste em aplicar materiais impermeáveis a uma profundidade adequada, para que os cupins não consigam cruzar esta barreira.

Para identificar a presença de cupins em instalações domiciliares deve-se observar a ocorrência de um pozinho marrom, que são as fezes dos cupins e um indício direto do seu ataque.

As espécies que habitam mobílias e madeiras em geral instalam-se nesse material e produzem cavidades que são ligadas umas às outras. Ao escavar, formam túneis que são cobertos com cera protetora, que periodicamente é retirada para a remoção de suas fezes. É nesta fase que se dá o aparecimento do pó de coloração marrom.

A estrutura da madeira se torna tão fina que se quebra com facilidade. E sempre há orifícios circulares que ligam as cavidades com o exterior.

Outra forma de verificar a existência de cupins é quando há asas perto de objetos de madeira, pois estes insetos após se reproduzirem, perdem suas asas.

Muitas pessoas aplicam cupinicidas nos túneis achando que assim irão exterminar os insetos, no entanto, na maioria das vezes, o inseto não está ao alcance da aplicação.