IMPERMEABILIZAÇÃO DE CAIXA D'ÁGUA
Impermeabilizar é o ato de isolar e proteger os materiais de uma edificação da passagem indesejável de líquidos e vapores, mantendo assim as condições de desempenho, habitabilidade e durabilidade de uma construção. A condição de impermeabilizar está associada a uma pressão limite, convencionada em ensaio específico (NBR 9575/03).
A impermeabilização tem como produto resultante, um conjunto de componentes e elementos construtivos (serviços) que objetivam proteger as construções contra a ação de fluidos (vapores e umidade).
Geralmente a impermeabilização é composta de um conjunto de camadas, com funções específicas, as quais devem ser adequadamente dimensionadas e planejadas de forma a garantir a eficiência desejada com o melhor custo-benefício.
A infiltração de água nas superfícies e estruturas pode afetar e até mesmo comprometer o concreto, armadura, alvenaria, revestimento e pintura, deixando o ambiente insalubre devido alta umidade e proliferação de fungos e mofo.
A norma de seleção e projeto de impermeabilização – NBR 9575 em vigor a partir de 2003 tem sido um importante agente de mudanças tendo definido uma série de conceitos e terminologias importantes, além de ter incorporado diversos conceitos e tipo de impermeabilização até então sem normalização.
- Interrupção da entrada e saída de água dos reservatórios
- Esgotamento total através do processo de sucção
- Raspagem com escova de aço, jateamento de alta pressão, retiradas dos detritos, limpeza do piso e paredes
- Restauração das trincas e rachaduras
- Aplicação de 4 demãos de TECRYL T-103 e mais 1 demão de TECRYL D3, tratando-se de uma argamassas semi-flexível, atóxica, com pressão positiva e negativa
- Após a primeira demão será colocada uma tela de poliéster, para reforçar toda a estrutura tratada
- As aplicações são feitas em sentido cruzados, assim fortalecendo toda a estrutura
- Acompanha as movimentações normais da estrutura
- Resistência a altas pressões hidrostáticas, tanto positivas como negativas
- São Semi-Flexíveis
- Não altera a potabilidade da água, sendo atóxico e inodoro
- Melhora a aderência e aumenta a plasticidade
- Proporciona maior ligação entre concretos com diferentes idades e concretos novos
- Grande resistência à alcalinidade
- Esteticamente fica muito bonito, pois o produto é branco e dá uma aparência muito higiênica